Inteligências de Arari!
Muitos dizem que Arari é um celeiro de ‘inteligências’. Em parte, tendo a contribuir com opinião majoritária, mas teço algumas premissas e/ou opiniões puras e simples a respeito do assunto em voga.
Não basta irmos muito longe em nosso terra querida e logo nos deparamos com pessoas muito especiais. Muitas destas nunca tiveram oportunidade de desenvolverem os seus talentos, ou melhor, as suas inteligências, ou pelo menos ao que é visível aos nossos olhos e abarcada pela nossa percepção e sensibilidade. E, em alguns lugares do Brasil e do Mundo, lá estão com seu diferencial.
É preciso que em todas as discussões públicas, a pessoa esteja em primeiro lugar.
Aqui, no Portal da Esperança da Baixada Maranhense, na Terra da Melancia e da Pororoca, não só de pororoca vivemos, mas de tudo que sai da inteligência dos ararienses. Arari é um laboratório social a céu aberto de transformações, produções e inovações intelectuais, mas para tanto, não são poucos os que ganham mundo, por falta de oportunidade na própria terra. Isto é, no mínimo, um paradoxo, expurgados que são pelas nossas condições sociais e desleixos ou omissões de quem governa. Outros resistem, alguns furam o funil da exclusão!
Neste contexto, afirmo, não há um culpado sozinho, mas há culpados, principalmente nossos gestores ao longo de décadas. É que o investimento no social custa caro para o ‘político’. Entra no mesmo lastro do saneamento básico, invisível aos olhos da insensibilidade e das reais pretensões dos gestores.
Mas o ostracismo e a indiferença com as pessoas de nossa Arari tem matado na lentidão da omissão…
Não farei nominatas explicitas, pois me conformo com as mentais, pois assim cometo injustiça só comigo mesmo. Aqui é um cenário de grandes vultos da arte, da educação, da literatura, da política, da comunicação, da cultura, etc. Por falar em comunicação, acho que em Arari caberia muito bem uma graduação em Comunicação, pois ao contrário de que alguns pensam e agem, eis uma profissão vital para a sociedade e que exige responsabilidade e preparo.
Mas nós estávamos interagindo sobre o quê? Inteligência da nossa querida Arari. Uma fonte que se renova com o decorrer dos anos…
O brilhantismo de nossa gente nos causa muito orgulho, mas é preciso ter consciência que os gestores devem gerar oportunidades, caso não seja para todos, mas pelo menos para a maioria. Com isso, exige-se, sobremaneira, sensibilidade e responsabilidade com a nossa gente.
É que muitas dessas inteligências não se conformam com meia dúzia de palavras.
Fica então a minha pergunta, qual seria mesmo a minha vocação?
More Stories
Arari acontece
As obviedades do discurso
Pegadas e caminhos…