A gratidão é a essência do ser humano

Por Nilson Ericeira

(Poeta, escritor, jornalista, professor, psicopedagogo e advogado)

A gratidão é a essência do ser humano

Todos os dias devemos ser grato, pois pequenos gestos e coisas modificaram o nosso jeito de enxergar as pessoas e usar as coisas.

A gratidão é um sentimento que nos preenche dando sentido de amor à nossa vida. Contexto em que é visível que a pessoa grata tem um instrumento a mais para conquistar as pessoas e nunca sentir solidão. Pois a solidão é uma ilha que nos cerca sem que nos dê alternativas de relacionamentos e agregação social.

Falar em gratidão sem falar do inverso dela é não reconhecer que a vida é feita de atos conformes e desconformes. O que temos é que aprimorar a nossa convivência, pois a forma com que convivemos com outras pessoas diz muito do que somos.

Neste sentido, existem pessoas que marcaram as nossas vidas nos reconhecendo e nos dando oportunidades que outros passaram pelos mesmo lugares e não enxergaram. Isto vale muito. É assim o tecido da vida, contexto em que temos que ter capacidade para assimilar o prós e os contra dela.

Dessa forma que faço da gratidão que sinto pelos que contribuíram com a minha formação e até pela sobrevivência, combustível e oxigenação do meu ser para saber filtrar somente o bem. E, ainda, reconhecer a importância dessas pessoas de bom coração e generosas que seguraram literalmente nas minhas mãos não deixando cair diante das dificuldades. Outros que, ao me avistarem, perceberam qualidades das quais, sinceramente, não sei se as tenho. Mas reconheço e reconhecerei para sempre, pois quem não sabe ser grato nunca saberá se relacionar.