A importância da fotografia na minha vida

Eu tenho alguns amigos que são fotógrafos profissionais, outros que são repórteres fotográficos. Com eles aprendi a gostar da fotografia e analisá-las com um pouco mais de rigor. Há algum tempo, além de sairmos para a reportagem da área educacional, conversávamos muito sobre a importância delas para um bom texto. Confesso, não prestei muito a atenção nas aulas de fotojornalismo, hoje certamente teria outra postura. Dávamos mais importância as brincadeiras!

Mas ainda assim, fiz externas em câmeras de filmagem e com máquina fotográfica. A pauta: a Praça Deodoro!

Mas onde quero chegar não é no que já discorri, mas como tenho me apegada ao meu acervo fotográfico para recordar tempo, pessoas, fatos, coisas, montar outros cenários e, principalmente, avivar meus sentimentos.

As minhas fotos me dão a possibilidades de textos reminiscentes ou proativos, se é que é correto assim me expressar.

Lembro-me quando íamos selecionar as fotos para a matéria, ali me induziam a aceitar as imagens que eles entendiam convenientes, porém nem sempre eu concordava. Aos poucos e no convívio com bons jornalistas, alguns até famosos, assimilei e agradeço-lhes.

Lembro-me e não me arrependo de um dia que deletei uma imagem para proteger um assessorado. Não foi fácil convencê-lo de que eu estava com a razão, algum tempo depois percebeu do perigo que havia se livrado por meio do meu ‘tino’ jornalístico.

O meu acervo ‘Usina de Ideias’ e o acervo ‘Na lente do poeta’, do meu saudoso irmão Paulo César Ericeira de Sousa (PC Ericeira), têm fotos que nunca publicamos. Algumas dessas fotos não foram publicadas ainda pela grandeza sentimental expressa, outras por outras razões. O certo é que, apesar das minhas carências cognitivas, inclusive já fui intensamente criticado por alguém que dizia querer meu ajudar, dão-me o alento de querer sempre saber e conhecer algo mais todos os dias. Assim, entendo que o jornalismo me satisfaz imensamente, a fotografia é luz que a mim faculta outras significâncias muito além do aparente descrito.