22 de fevereiro de 2024

Somente por meio da educação chegaremos a uma sociedade justa e fraterna sem as amarras da alienação e do preconceito

A educação é a principal Política para a formação de qualquer povo. Educação não passa só pelo Sistema formal de ensino, mas envolve toda a sociedade. A educação, nesse prisma, é um conjunto universo. Todas as relações que se forjam no dia estão inevitavelmente dentro de um Sistema.

A educação formal é tão necessária quanto essencial é para as nossas vidas. 

Neste período de pandemia, que por força e imperiosa necessidade, os atores tiveram que se afastar do seu principal ambiente, a escola, não se deixou de produzir conhecimento, mesmo em que reconhecendo a enorme falta que fazem as confabulações, interações diálogos e barulhos ecoando do centro do palco. 

É evidente que precisamos voltar, mas para tanto temos que ter a garantia de uma série de cuidados, pois mesmo com a maioria dos profissionais devidamente vacinados, há, também, a imperiosa necessidade de os alunos também estejam. Além de que, o ambiente da escola precisa ser cuidado (higienizado) e bastante material necessário: máscara, álcool em gel, luvas, máscaras e bastante água. 

É nesse aspecto que precisamos ficar alerta, pois o Estado deverá antecipar-se para a compra dos produtos necessários para a devida volta às aulas presenciais sem que isto implique mais problemas em relação à Covid-19. Ainda no mesmo contexto, entendo profissionais da saúde devem também fazer parte do quadro da escola.