O amor é o sentimento mais importante

Por Nilson Ericeira

O amor é o sentimento mais importante

Nossas relações são definidas pelo que sentimos uns pelos outros, mas nada surge do à toa. Pois a vida nos impõe que sejamos gregários.  Assim, devemos viver os dias das nossas vidas buscando cada vez mais amar as pessoas, para tanto, mas precisamos nos permitir.

Por vezes, perdemos a oportunidade de conhecer melhor pessoas muito especiais por culpa nossa mesmo, é que, infelizmente, somos ‘educados’ para sermos melhores que os outros, no que cabem admiráveis exceções. Existem pessoas que até acreditam nisto e seguem à risca. Mas, em agindo assim, certamente terão dificuldades de relacionamentos e até de encontrar pessoas com quem possam compartilhar bons sentimentos. Entre estes, o amor.

Neste contexto, os estereótipos, o preconceito e o prejulgamento nos distanciam uns dos outros. Com um grau elevado de ignorância, pintamos as pessoas conforme vemos bem próximos sem a distância necessária que precisamos para refletir, o que certamente nos causa prejuízos. Apressar-se nas conclusões baseados apenas nas impressões a partir de nós mesmos e não nas atitudes do outros, é um erro grosseiro.

Pois o amor é uma busca permanente e descobertas todos os dias. Portanto, nunca deveríamos tratar o amor como uma peça pronta.  Para tanto, aproximarmo-nos uns dos outros é uma imposição social, pois ninguém completa o amor que sente apenas a partir de si mesmo.

Nenhum ser humano deveria proibir-se de amar!

Nossos amigos, nossa família, nossos filhos, nossos colegas de trabalho e todos com quem nos relacionam precisam de nosso abraço, ainda que nos pensemos ‘autossuficientes ou poderosos por alguma estranha ou descabida razão, precisamos ter a consciência de que, para vivermos bem conosco mesmos e com todos, é essencial acender em nós a centelha que revigora e prepara os nossos corações para amar.

Compreendo que a vida sem amor não é vida, pois restringe-se a um passar de dias estéreis e constantes, sem o doce e o sal do amor que nos condimentam e alimentam o nosso ser.

Acredito que o sentido da vida é amar as pessoas.