Dominados e dominadores

Por Nilson Ericeira

Poeta, jornalista, professor psicopedagogo e advogado

Dominados e dominadores

Desde as primeira relações da humanidade, vivemos num mundo de dominados e dominadores, uns o fizeram assim por habilidade e/ou inteligências, outros os fizeram pelo poder.

Agora, a inteligência ‘artificial’ junta-se a outras inteligências para explorar com aparência de ações públicas que de Política Pública só tem o retorno indireto e enfeitado. Ponto continuando, na outra linha.

E na linha do tempo, aparentemente nada ou quase nada existe nisto, porém quando se usa o Poder para diminuir a capacidade das pessoas, seja pela miséria imposta, seja pela negação de direitos ou mesmo pela ausência de expectativas deles, o pior e quando há a exploração com nome estético, cuja qualificação nada mais é que recursos sub-reptícios para não chamar quem age assim, de criminosos.

Dominados e dominadores, nada mais é que um alerta, um sinal de preste mais atenção! Pois esta relação, que não surge do nada e tem os seus ‘defensores’, por algum motivo, mas o principal é patrimonial, sem a menor dúvida.

Por falar em preste atenção, olhe os seus condomínios e dos outros munícipes! Eu não diria que é só desproporcional, diria que é evidentemente flagrante.

Mania esta que eu tenho de sair do tema, mas neste caso nem tanto assim, pois os dominadores têm objetivos prontos e pensados. Mesmo não agindo sós, uma vez que contam com coautores.

Dou outro lado, os dominados remando literalmente contra a maré, e quando esta vem de pororoca!

E muito bom que atentemos pois não são poucos os que se dão bem com esses métodos que têm nos diminuído a cada dia, porém e maior o número de explorados que muito mais que conformados, parecem contentes. Não é mesmo?