Por Nilson Ericeira
Agora e depois das eleições!
Começo esticando as linhas de um texto que não era necessariamente um artigo, mas apenas o meu costumeiro ‘Pensamento’ do dia, há anos exposto a meus seguidores na ‘minha’ mídia social. Entretanto, como disse, as linhas foram esticadas…
Eis aqui um ponto de vista, por assim nomear. É que observo e penso que por mais que tenhamos certeza de alguma coisa, devemos antes, juntar provas, para assim nos pronunciarmos. Para tanto, existe um sistema multiportas da Justiça e o princípio da inafastabilidade dela, isto significa que todos indistintamente temos direito de termos atendidos os nossos reclames.
A causa de pedir é o mote – Porém, nas referidas portas, não há a da mídia social, esta serve para outros fins, nuca para difamar, ofender, caluniar e disseminar ódio…
É comum, embora contrarie a regra da civilidade, aproveitarmo-nos deste período, reservado para apresentarem os candidatos as suas propostas, à disseminação em massa de ofensas. Com raras exceções, militam aqueles que sabem, entendem e propagam o verdadeiro sentido da Política. Ah, Aristóteles!
Vivemos num país republicano e democrático, onde entre as regras do jogo se inclui o pluripartidarismo, com isso, é normal e legal que muitos candidatos se habilitem e se apresentem ao processo. O que não significa que possamos opinar somente pelo o da preferência deste ou daquele eleitor o cabo eleitoral.
Acho que tenho a mania de falar de coisas simples ou óbvias, gostaria de ter um pouco mais instrução cognitiva e bagagem intelectual para me expressar, porém uso dos instrumentos de que disponho para contribuir, pelo menos esta é a intenção.
Neste período e sempre, a regra deverá ser unicamente a do respeito mútuo. Mas será que alguém tem realmente a receita pronta de quem é melhor que alguém e por que?
Pensar é preciso, refletir, mais ainda! Portanto fica aqui a ideia de que possamos conviver com as nossas diferenças, não fazendo do período eleitoral o ringue ou mesmo nos escondermos na facilidade de navegar nas redes para atingir nossos preferidos desafetos!
More Stories
PENSAMENTO DO DIA
Arari na lente de Nilson Ericeira
Arari em versos