A política como meio de transformação social

Por Nilson Ericeira

A política como meio de transformação social

Para sairmos do lugar comum, em matéria de discussão política, é necessário irmos além da emoção, do gostar e não gostar deste ou daquele candidato.

Nossas preferência deveriam bater ou combinar com os desejos da pólis.

Alguém que tem boas intenções, projetos, programas, ações lançados na sociedade, precisa ser reconhecido como um bom nome, isto é claro. Acontece que, geralmente, colocamos a Política, como uma terceirização dos nossos interesses. Veja-se que, a nossa Constituição no dá uma exata noção da formação do Estado e os seus respectivos papéis.

A Política tem como base fundamental fazer transformando, mudando a realidade humana e social. Fora disto, é apenas um puxadinho de interesses nada republicanos.

A política do emprego, da geração de renda, da oportunidade igual, da melhoria na qualidade de vida, do acolhimento ao idoso, das condições de moradia, do direito ao esporte e à saúde de forma integral, são aspectos de que precisamos para exercemos a nossa cidadania, mas antes, são direitos. Então candidatos, é preciso ter preparo, sensibilidade e, acima de quer coisa, dialogar com os atores sobre este e outros assuntos.

O desafio de nós todos: vamos dialogar?

Falar de Política e ver-se no espectro da sociedade em letras garrafas. Não é uma discussão ligeira e muitas vezes vazia, que põe ajudar na transformação posta.

A Política nos tirará do marasmo e da apatia e podemos sentir os efeitos dela, para o bem ou para o mal, só depende de nós.