As obviedades do discurso

Por Nilson Ericeira

As obviedades do discurso

Por óbvio, há muita gente falando do que não sabe, até com ares de quem sabe e defende ferrenhamente. Porém, sei que não chegamos ao fim, pois ao longo da dinâmica social surgirão outras janelas midiáticas, capazes de dar lustro e gosto ao insípido.

Por falar em obviedades, coisa que este e tantos textos aqui produzidos comportam com muita ênfase, mesmo que não saiam do espectro social, pois um reflexo, por assim entender.

É que vivemos num tempo completamente diferente de outrora e, como nosso texto é sobre obviedades, digo-lhes que nem poderia ser igual. Anda que nos reste uma ‘convivência a distância, sempre com os enfeites ultra necessários de demonstrarmos que somos e estamos bem melhores do que a nossa realidade vivida! Há muita gente se alimentando de ‘like’, curtidas, postagens, aparições, midiáticas de maneira geral, momento em que muitos se aproveitam para ‘demonstrarem’ seu afeto e aproximação de quem geralmente está longe. Este é apenas um aspecto, pois renunciamos quem nos estende os braços até mesmo dentro das nossas casas, uma vez que passamos o dia inteiro buscando um importância ilusória.

E quando esta aparições destilam ódio, mentira e desavenças entre os que deveriam nos representar de forma ética e moral, uma vez que lhes repassamos procurações?

Em linguagens ampliadas, os discursos têm asas e ultrapassam fronteiras, mas isto não importa, o que importa no mundo das obviedades é atingir o alvo. Com isto o nosso principal espelho fica muito distante de ser a nossa imagem-atributo ou mesmo a nossa imagem refletida nos espelhos comuns, mas a imagem que a impressão midiática passa.

Há pessoas importantes que ainda não se enxergaram no espelho da vida.

Mas as obviedades do discurso banalizam o conhecimento e o mérito dando voz a quem enxerta ‘conteúdos’ desprovidos de essências, pois fabricados do à toa, apenas bem embalados do ilusório.

Talvez não seja tarde para este editor saiba que não vive a realidade percebida e que quase sempre os seus tecidos são óbvios.