Por Nilson Ericeira
Por que tenho que me relacionar bem?
Quando nos relacionamos bem com as pessoas, sejam em que ambientes forem, tudo flui melhor. Além de que construímos referências, algumas delas para a vida inteira.
Penso que aprender a conviver não é um clichê pronto e acabado que usamos conforme a nossa conveniência, mas uma prática de área com trocas de civilidades que se pretendem recíprocas ou interativas.
Quem sabe se relacionar, sendo inteligente, sensível e disponível a escutar e compreender o outro, geralmente tem portas abertas que facilitam outras demandas impostas pela vida.
Quem tudo sabe e se mostra indiferente a tudo, como se não precisasse dos outros, tende a se isolar dos demais e de si mesmo, pois é impossível compreender alguém se não nos permitimos pequenas atitudes em nós conosco mesmos.
Uma parada para autorreflexão, atitude que poucos praticam…
Mas ninguém aprende sozinho, desde criança devemos ser orientados para uma convivência harmônica e feliz uns com os outros. Contexto em que impera o respeito e outro valores que implicam civilidade.
A solidariedade pode nascer a partir do lúdico e se transformar em prática real.
Assim, da mesma forma que portas podem se abrirem em forma de oportunidades porque fomos bons semeadores em todos os momentos de nossas vidas, portas de oportunidades podem se fecharem literalmente, pois não soubemos fazer o bom semeio.
More Stories
Diga-me com quem andas!
Páginas da minha biografia
PENSAMENTO DO DIA