Todos precisamos uns dos outros

Por Nilson Ericeira

Poeta, escrito, jornalista, professor, psicopedagogo e advogado

Todos precisamos uns dos outros

Na vida, sempre precisamos um dos outros, dessa forma, precisamos ser empáticos. Por sinal, parece-nos que empatia não tem sido a nossa prática, mas antes, é sentimento.

Ninguém está obrigado a sentir a dor do outro, porém é evidente que os problemas dos outros no atingem direta ou indiretamente.

A forma que nos conduzimos, com que abordamos as pessoas, muitas delas pela primeira vez, pode abrir portas. É que a vida frenética, muitas vezes, não nos dá oportunidade para tais reflexões.

A falta de tempo nos consome, a ausência dele, pode gerar ócio.

A indiferença nos faz pessoas vazias, embora carregados de coisas para oferecer. Ao nos dispomos a ser seres sociáveis, devemos de igual modo, permitirmo-nos a mudanças.

O certo é que todos precisamos uns dos outros ainda que, por vezes,  pensarmos ser autossuficientes. A vida é escola-mestra, ao tempo em que nos permite mudanças, mas algumas dessas mudanças, nem iniciam sem o nosso querer.

Querer é poder! Querer-se para querer os outros, ainda que todos sejamos diferentes.

Neste texto, tentei montar um cenário real, ainda que o espelho seja a própria vida, onde o reflexo de todos nós não seja apenas uma aparição esporádica, mas uma constante.

*Texto ainda não editado.