
* Por Nilson de Jesus Sousa (Nilson Ericeira)
Eu não sei me relacionar com as pessoas!
Conheci e conheço algumas pessoas que tiveram boas e até excelentes oportunidades de trabalho, mas que se perderam por não saberem se relacionar com seus colegas de trabalho. Falo de excelente profissionais do ponto de vista técnico e do conhecimento, porém, com raras exceções, desvirtuaram-se em funções muito especiais e fundamentais para a sociedade, pois não souberam se conduzir nos cargos que exerceram.
E o tempo passou e, para alguns, restou apenas o ostracismo.
Não à toa, eram citadas quando da mudança de governos, mas sempre representavam um problema para a imagem do próprio governo que lhes queriam promovê-las. Deste modo, afirmo que é fundamental saber se relacionar, trazer para si os companheiros de trabalho que, às vezes não mudam de função, apenas pelo sistema imposto, mas que têm capacidade e mérito. Assistir a isto durante boa parte da minha vida funcional.
Ainda bem que alguns governos não tiveram contra seus atos a mídia social pujante da época, ainda que a imprensa convencional fosse muito mais atenta. Esperamos com muita expectativa outros governos em que acreditávamos ser diferentes. Entretanto, agiram de modo semelhante, patrocinando e valorizando os ‘seus’, ainda que os discursos digam o contrário.
O discurso ideológico, por vezes, não passa de uma embalagem de um produto exposto à venda.
Por vezes, pagamos muito caro não só pela nossa ausência de humildade, mas pela soberba. O poder nos faz isto, pensamos ser melhores e agimos como se fôssemos, sem nos dá conta de que tudo na vida é efêmero. Embora saibamos que não nascemos prontos, é preciso aprender com os sabores e dissabores da vida, para tanto não nos custa enxergar as pessoas na sua plenitude, não importando o ambiente ou quaisquer diferenças inerentes à pessoa.
* Poeta, escritor, jornalista, professor, psicopedagogo e advogado.
More Stories
Arari no tempo histórico
PENSAMENTO DO DIA
Arari no tempo histórico