Gratidão, acolhimento e emoção na Seduc

Por Nilson Ericeira

(Jornalista, professor, psicopedagogo, ex-feirante, escritor, poeta e advogado)

Gratidão, acolhimento e emoção na Seduc

Hoje fui a Secretaria de Estado da Educação para resolver umas demandas, aproveitei para rever alguns colegas e amigos de trabalho, ao longo da minha vida profissional. Sou muito orgulhoso e grato a todos os seus integrantes.

Grato a todos vocês que sempre me ensinaram os melhores valores da vida. Alguns que me viram chegar com apenas 17 anos vindo do interior sem eira nem beira, outros que chegaram depois, interagíamos com constância, pois depois de servente eu fui ser o datilógrafo Padrão 6, do Setor de Pagamento. Depois fui repórter, depois fui assessor e coordenador de comunicação, depois assessor chefe da assessoria e agora professor em fase de aposentadoria.

Valeu muito a pena servir café, lavar e encerar os pisos da rua grande, levar correspondências (expediente) e lavar banheiros, pois acho que aprendi um pouco de convivência e relações humanas. Talvez por isso que eu sempre me coloco no lugar do outro antes de qualquer decisão.

Contexto em que, de 1979 para cá, sei de muitas coisas que se passaram na Seduc, acompanhei de perto várias ações da Seduc, na capital e no interior do Estado. Lembro-me quando acompanhei alguns governos itinerantes. Tenho a memória fotográfica deste tempo.

Participei de uma oficina de aprendizagem na Ascom, em que aprendi muito com meus colegas jornalistas, radialistas, relações públicas, fotógrafos e outros servidores. Não os nominarei para não ser injusto.

Aqui um destaque muito especial ao saudoso professor Nilson Amorim, pois além de ter sido muito justo comigo, fora um dos que mais me ensinara. Guardo-lhe no meu coração com máxima gratidão.  Pois foi com o salário que comecei a ganhar a partir da presença dele na Ascom/Seduc que eu pude fazer a casa de meus pais em Arari.

As coisas evoluíram para mais e para menos – Era uma época em que só sabíamos se os nossos vencimentos estavam corretos, após o recebimento da folha. E era no Setor de Pagamento/Seduc onde fazíamos todas as alterações, após revisão da Secretaria de Administração e posterior envio à PRODATA.  Eis a minha primeira lotação efetiva. Ali conheci pessoas maravilhosas que se tornaram meus amigos parasempre.

Hoje eu fiquei algum tempo entrando de sala em sala a procura de amigos, outras vezes fui chamado por quem havia me visto passar nos corredores! Nilsinho!!! Nilson Ericeira!!!

Os servidores da Seduc representam para mim a gratidão que um irmão tem por outro ou mesmo da forma que uns ‘professores’ que amam seus alunos.

Obrigado meus colegas!